Scharm Saúde & bem estar
Administração de Medicamentos
Especificações
A administração de medicamentos é uma das maiores responsabilidades do enfermeiro. Isso porque o erro na dosagem, a leitura equivocada das prescrições médicas e a falta de atenção podem trazer sérias consequências para o paciente — desde efeitos colaterais agudos até piora do quadro do paciente.
Medicamento certo
Deve conferir se o medicamento administrado é o correto.
Via certa
Em seguida, avalie se a via de administração prescrita é a recomendada para aplicar o medicamento em questão, tendo em vista que existem diversas vias utilizadas nos mais variados fármacos. Isso pode ser feito a partir do seu conhecimento técnico e confirmado pela identificação da embalagem.
Hora certa
Aplicar o fármaco na hora prescrita faz com que o quadro clínico do paciente não se agrave, aumentando o seu período de estabilidade.
Dose certa
Prestar atenção nos números escritos faz toda a diferença para a manutenção da vida do paciente.
Registro correto da administração
Registrar corretamente todas as ocorrências da administração de medicamentos garante não só a segurança dos pacientes, como também assegura a sua ética profissional. Por isso, procure sempre registrar qual fármaco foi aplicado, a dosagem e o horário.
Orientação correta
Nesse sentido, todas as dúvidas precisam ser esclarecidas antes da aplicação acontecer, e você tem a responsabilidade ética de responder qualquer questionamento do seu paciente.
Forma certa
Outra atitude crucial é prestar atenção na forma farmacêutica em que o medicamento é administrado, observando se ela está de acordo com a via de administração.
Sobre a Scharm